ROTEIROS DA CUESTA – ROTEIRO 3

Essa recomendação de roteiro é para um dos locais que mais gostamos na região, a Fazenda da Pavuna.

Se essa é a primeira vez que vai na Pavuna, veja nossas recomendações no final desse texto

Esse roteiro pode ser feito em qualquer dia, recomendamos que seja feito em dias quentes (a água da cachoeira é bem fria). Em épocas quentes, comece ele em qualquer horário (07 as 18h) em dias mais frios, após o meio dia.

Para chegar até a fazenda é bem fácil, basta pegar a Rodovia Marechal Rondon sentido Bauru, antes do primeiro pedágio é possível ver a entrada da fazenda na direita, a sede já fica logo na entrada, ali mesmo pode fazer o pagamento (R$10 por pessoa) e estacionar o carro.

 

Agora começa a trilha do passeio, seguindo o caminho no pasto, você irá chegar em uma área com placas informando sobre as quedas, você pode optar por ir nas 5 quedas ou seguir uma das duas trilhas, a primeira leva a cachoeira 1 e 2 e a segunda trilha para as cachoeiras 3, 4 e 5. As trilhas são de nível médio/difícil.

 

Siga para a trilha que leva para as Cachoeiras 1 e 2 (por volta de 750m) viste primeiro a cachoeira 1 e em seguida a 2, ela tem logo após a queda dela, um pequeno lago, bem gostoso para se banhar. Alguns trechos do caminho possuem cordas que auxiliam na descida, utilize elas e desça com cuidado.

 

Volte o caminho e agora faça a trilha para as cachoeiras 3, 4 e 5. Visite primeiro a cachoeira 5, a maior de todas (quase 90m de altura), ela rende boas fotos, mas não é a melhor para se banhar. Vá para cachoeira 3 e em seguida para a 4, a melhor de todas para nadar, na queda dessa cachoeira se forma um lago, excelente para se banhar.

Faça o caminho de volta e com certeza após toda essa caminhada, estará com uma baita fome, recomendamos saciar a mesma no Rock & Roma, apoiador do nosso projeto. Lá você poderá apreciar pizzas e hambúrgueres deliciosos.

 

Recomendações

Nunca vá sozinho, de preferência sempre com alguém que já foi até o local. Uma boa opção é contratar um guia de uma das agências turísticas da região.

O local é fechado em dias de chuva. Se no dia da sua visita o tempo começar a fechar, saia imediatamente do local, o risco é grande, devido a tromba de água e aumento da dificuldade da trilha. Você é responsável por sua segurança

Lembre-se de sempre trazer seu lixo de volta, se possível recolha o deixado por outras pessoas

Respeite os animais e plantas do local, bem como a natureza em si, não danifique as arvores e nem escreva nas pedras.

Não faça barulhos desnecessários (isso inclui caixa de som), respeite outros visitantes, bem como os animais locais.

Cuidado onde pisa, serpentes são comuns nessas matas, não mate elas, se afaste e avise outras pessoas, logo ela irá embora e poderá continuar seu passeio.

Não leve animais domésticos, o mesmo poderá ser picado por algum inseto

Lembre-se sempre de levar água e um lanche leve

Use repelente (alguns dias podem ter muitos insetos)

E protetor solar, aqui não é praia mas queima bem!