Desde 2011, o Sr Antônio Carlos dos Santos, mais conhecido como Nica, tem deixado aberta as portas da sua casa para expor a memória da nossa ferrovia, com diversos itens coletados por ele em suas caminhadas, doações de familiares dos trabalhadores da ferrovia e amigos.
O acervo possui mais de 3.000 peças e 100 fotos da época da construção dos dois túneis da nossa Cuesta. 80% do acervo é relacionado a ferrovia. São peças de locomotivas, dos trilhos, equipamentos usados na ferrovia, rádios, telefones, matérias de jornais, fotografias, várias ferramentas de manutenção e objetos antigos relacionados ao dia a dia de décadas passadas.
O Sr Nica é um verdadeiro apaixonado pela nossa ferrovia, ele cuida de forma muito zelosa dos itens e da história da nossa ferrovia, com certeza vale muito a pena uma visita até o museu, que também é sede do grupo Aventureiros do Túnel, do qual o Sr Nica faz parte. Ao visitar o local, ele com certeza irá contar várias histórias e causos sobre a nossa querida ferrovia.
Informações sobre o museu
Abre de segunda a sexta das 13h as 18h
(14) 3440-1095
R. Dr. Armando de Sales Oliveira, 261 – Vila Maria