Cuidados com animais peçonhentos

Você sabe o que fazer se encontrar uma cobra? Confira algumas dicas abaixo:
.
.

Apesar das cobras serem um dos animais que mais assustam quem se aventura, é possível “viver em harmonia”. Não precisa ficar com medo ou desistir daquele passeio com os amigos por causa da possibilidade de encontrar uma cobra, basta tomar alguns cuidados :

As cobras são animais que preferem distância do homem, e só vão atacar quando se sentirem ameaçadas. Então fique atento para não pisar em alguma no caminho.
.

Caso encontre alguma, não entre em pânico, afaste-se dela e alerte as outras pessoas que estejam com você. Aguarde ela ir embora ou dê a volta por ela.
Utilize sempre calçados fechados, preferencialmente as botas de cano alto ou caneleiras, a maioria das picadas são abaixo do joelho.

Fique sempre atento onde anda, principalmente em região com mato, floresta densa e galhos de árvore. Em dias quentes elas geralmente são mais ativas, redobre a atenção então.
Em acampamentos, não deixe itens como mochilas e botas ao ar livre, uma cobra e outros animais podem entrar neles, deixe dentro da barraca e mantenha ela sempre fechada.
.
.

Se alguém for picado, mantenha a calma, se possível, identifique a cobra e mantenha a vítima em repouso, conforme a situação, busque ajuda imediata ou leve ela para um hospital.
Nunca mate as cobras, elas são importantes para a natureza e seu ecossistema. Caso ela entre em sua casa, se afaste e não deixe ninguém se aproximar, inclusive animais. Chame o resgate de animais selvagens da sua cidade, trabalho realizado muitas vezes pelos bombeiros, telefone 193.
.
.

Agora que já tem uma noção melhor, tenha um bom passeio, respeite a natureza e seu passeio será tranquilo. Alguma sugestão para essas orientações? Deixe nos comentários.